Evandro Lins

17 de mai de 20201 min

Pesquisa: 60% querem adiar eleições municipais para novembro ou dezembro

Pesquisa DataPoder360 indica que 60% dos brasileiros são favoráveis ao adiamento das eleições municipais de outubro para novembro ou dezembro por causa da pandemia de coronavírus. Outros 24% querem que a data seja mantida.

Há também 12% que dizem apoiar a extensão dos mandatos atuais de prefeitos e de vereadores, cancelando assim o pleito de 2020.

O 1º turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. O 2º turno, em 25 de outubro.

A pesquisa foi realizada de 11 a 13 de maio pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos do Poder360, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 512 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Leia o relatório completo dos resultados no Brasil (2 MB).

A decisão sobre adiar (ou não) as eleições de outubro deve ser tomada até junho, de acordo com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso. O ministro foi eleito presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Assume o cargo em 26 de maio e conduzirá o processo eleitoral de 2020.

EMENDA À CONSTITUIÇÃO

Como a data do pleito –1º domingo de outubro– é determinada pela Constituição Federal, qualquer alteração precisa ser feita pelo Congresso Nacional, por meio de uma PEC (proposta de emenda à Constituição).

O ideal é que a decisão seja tomada em junho porque é nesse mês que serão realizados os testes nas urnas eletrônicas –algo que se repete a cada ano eleitoral.