Buscar
  • Evandro Lins

Bebê de 11 meses com bronquiolite e pneumonia morre na fila de espera por leito de UTI em Recife


Num cenário de avanço dos vírus respiratórios entre recém-nascidos e crianças, de dificuldade de atender esses pacientes com leitos de terapia intensiva, de falta de pediatras intensivistas e de cirurgiões pediátricos, um bebê de 11 meses foi a óbito, nesta segunda-feira (23), no Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga, Zona Oeste do Recife.


A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES). A pasta informou que o paciente tinha um histórico de prematuridade (nasceu com 28 semanas de gestação) e já havia passado por três meses de internamento em unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal.

"Chegou à unidade de saúde (HBL) em estado grave. Estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado (Zona Oeste da cidade) e foi transferido para a emergência pediátrica do HLB no último sábado (21) com insuficiência respiratória", diz, em nota, a SES.

Segundo a secretaria, ele foi internado de imediato, com diagnóstico de bronquiolite viral aguda (causada pelo vírus sincicial respiratório, o VSR - que tem predominado atualmente entre as crianças com quadros respiratórios), anemia e pneumonia.