Buscar
  • Evandro Lins

Com tradição junina, cidades de Pernambuco proíbem fogueiras no mês de São João


Em um ano atípico, provocado pela pandemia do coronavírus que tem se interiorizado no País, o São João de algumas cidades pernambucanas que tradicionalmente comemoram a data com festividades não terá fogueira dessa vez. É o que determinam os decretos publicados pelas prefeituras das cidades agrestinas de Pesqueira e Bezerros, proibindo o acendimento de fogueiras no mês de junho, enquanto perdurar o período de calamidade pública. Entretanto, a Prefeitura de Pesqueira informou que o decreto precisou ser revogado pela falta de um parecer de infectologista e pneumologista, mas será novamente publicado.


O decreto da Prefeitura de Pesqueira, publicado no domingo (31), que ainda não está válido, visa evitar a possível superlotação de hospitais públicos ou privados devido a intoxicações por fumaça ou por acidentes com fogos pelos 67.395 moradores da cidade (segundo estimativa do IBGE), além das aglomerações presentes no período junino provocadas pelas celebrações e, por sua vez, fogueiras, em espaços públicos e privados.

A decisão recomenda ainda que não sejam utilizados, durante o período de festas juninas, fogos de artifícios em espaços públicos ou privados por conta da possibilidade de incidentes.


Já os 60.798 bezerrenses estão passíveis de multa caso acendam fogueiras, de acordo com o Código Penal 268, que trata de crime contra a saúde pública. O decreto municipal, publicado na sexta-feira (29), que proíbe fogueiras também determina que haverá fiscalização para o cumprimento, mas não trata sobre a proibição de fogos de artifícios. De acordo com o Secretário de Governo, Marconi Andrade, a guarda municipal, o departamento de trânsito e a polícia militar irão fazer rondas preventivas nos dias das festividades pelas principais ruas, periferias e núcleos urbanos da zona rural para evitar infrações.


Do JC online

Blog do Evandro Lins        Copyrigth 2020.                                                                                            

-copyright_90662.png

Desenvolvido por Essencial Comunicação & Mídia - essencialpp@gmail.com