Covid: Pernambuco autoriza 4ª dose para adolescentes com baixa de imunidade
- Evandro Lins
- 17 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

A Secretaria de Saúde de Pernambuco autorizou, na última terça-feira (15), a aplicação de uma quarta dose da vacina contra a Covid-19, em adolescentes imunossuprimidos. A recomendação também é válida para gestantes e puérperas com alto grau de imunossupressão.
Em nota, a pasta estadual disse que o novo direcionamento foi discutido e aprovado pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, junto com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A 4ª dose para os adultos imunossuprimidos havia sido liberada pelo Ministério da Saúde, em 20 de dezembro. No dia 9 de fevereiro, a autorizada foi estendida aos adolescentes de 12 a 17 anos.
O que significa "imunossuprimidos"?
Para entender o termo, primeiro, é importante compreender como o nosso sistema imunológico funciona. Ele é responsável por nos proteger de vírus, bactérias e outros agentes estranhos que tentam "invadir" nosso corpo. Mas em algumas pessoas esse "exército protetor" pode não funcionar perfeitamente. Por isso, elas são consideradas imunossuprimidas.
Há os indivíduos que nascem com uma falha neste sistema por causa de doenças congênitas, as chamadas de imunodeficiências primárias.
Existem também os casos das imunodeficiências secundárias, como pacientes com HIV, pessoas em tratamento de câncer ou quem passou por um transplante e necessita dos imunossupressores pelo resto da vida. O grau de imunossupressão divide-se em leve, moderado e grave.
Comments