Buscar
  • Evandro Lins

Enem 2022: inscrições começam nesta terça-feira. Saiba como fazer


Para milhares de vestibulandos, a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou no início deste ano. Mas a largada oficial para a avaliação é dada com a inscrição, que começa nesta terça-feira (10).

Candidatos terão até 21 de maio para acessar a página do participante e se cadastrar. As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro.

Qualquer pessoa pode participar do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 85. Quem conseguiu isenção do pagamento da taxa tem que realizar a inscrição. A obtenção da gratuidade não significa que a participação no Enem é automática.


Em Pernambuco, para ingressar nas graduações das quatro universidades federais (UFPE, UFRPE, UFAPE e Univasf) e na estadual UPE, é preciso fazer o Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas nos cursos superiores do IFPE e do IF Sertão também são preenchidas por meio do Sisu.


Ao se inscrever, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações, alerta o Ministério da Educação.


O candidato precisa também indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital). Os dois formatos do exame acontecerão nas mesmas datas e horários. A diferença é que no digital as provas são feitas em computadores instalados em locais indicados pelo Inep.