top of page

Governo intensificará monitoramento do litoral de PE após aparecimento de óleo nas praias

  • Foto do escritor: Evandro Lins
    Evandro Lins
  • 30 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

Representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e secretários de Meio Ambiente de 11 municípios de Pernambuco, se reuniram nesta segunda (29), no Recife, para discutir o aparecimento de vestígios de oléo em cidades litorâneas do Estado. Juntamente com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Ibama, Corpo de Bombeiros, Capitanias dos Portos e Marinha do Brasil, o órgão promete intensificar o monitoramento na região, identificando os pontos mais afetados e a origem dos fragmentos.


"Quando a maré está alta, ela traz o óleo e joga na faixa de área. Pelo que observamos inicialmente, essas 'bolotas' são diferentes do que vimos em 2019. Ainda assim, coletamos os fragmentos e levamos para análise para saber exatamente se há relação com o caso passado ou não", apontou o Diretor de licenciamento ambiental da CPRH, Eduardo Elvino. O material foi levado ao Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (OrganoMAR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Em 2019, manchas de óleo apareceram em mais de 100 municípios de 11 estados do Nordeste e Sudeste. Após investigação, foi constatado que o problema surgiu após um vazamento de petróleo a 700 quilômetros da costa brasileira. O caso, considerado o maior desastre ambiental do litoral brasileiro, gerou um prejuízo ao País de mais de R$ 500 milhões.







 
 
 

Comments


Blog do EvandroLins       Copyrigth 2024                                                                                            

Coping

Desenvolvido por Essencial Comunicação & Mídia - essencialpp@gmail.com                                                                                              

bottom of page