Buscar
  • Evandro Lins

Inovação e efetividade no combate à violência contra a mulher


A jovem Helloysa Ferreira, 25 anos, jurista, pós graduanda em ciência política e direito eleitoral, ativista política, e ex-secretária executiva de Assistência Social que ficava a frente da Diretoria da mulher de Toritama, trouxe uma novidade que passa a fazer parte do cotidiano da vida das mulheres Toritamenses.


Mesmo não estando na atual gestão municipal, a jovem mostra força e vontade de continuar trabalhando em prol das mulheres da cidade. A campanha “QUEBRE O SILÊNCIO" foi lançada por ela, no dia 07 de agosto de 2021, dia em que a Lei Maria da Penha completou 15 anos de existência, a ação consiste em assegurar e proteger as mulheres que frequentam estes ambientes, quando estiverem em um encontro amoroso, ou com seus amigos e se sentir assediada, constrangida, ou até que esteja sendo agredida. Os bares que aderiram a campanha ficarão encarregados de assistir a mulher vítima de violência, chamando um mobi, mototáxi, acompanhando até o carro dela, ou até chamando a polícia se necessário. No banheiro feminino de cada bar, existe um cartaz explicativo com todas as informações necessárias que as mulheres precisam saber para se proteger, além disso, um drink foi criado por nome de “LA PENHA”, os gerentes e garçons que trabalham naquele local estão orientados a quando a mulher pedir o drink, eles agirem, pois dessa forma eles irão saber que tem algo de errado.

No momento, a campanha apenas está implementada nos bares de Toritama, mas a jovem afirma que no futuro irá levar para os Restaurantes e comércios da cidade.


“É preciso criar políticas públicas que saiam do papel e das reuniões, é necessário fazer ações que tenham efetividade e que de fato mude e venha a impactar a vida das mulheres. Os últimos acontecimentos em relação a violência contra a mulher no nosso município tem sido pesados, e tristes, e é por isso que temos que combater!”, disse Helloysa.