Mutirão para aplicação da segunda dose da vacinação contra a Covid-19 acontece neste sábado (25)
- Evandro Lins
- 24 de set. de 2021
- 2 min de leitura

O Governo de Pernambuco, em parceria com os municípios, promove neste sábado (25) um grande mutirão de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, o dia “D”. O objetivo é que os gestores municipais realizem uma série de ações e a busca ativa dos 738.860 pernambucanos e pernambucanas que estão, segundo os dados do Ministério da Saúde, em atraso com a segunda dose. As cidades irão contar com a participação de agentes comunitários, dos trabalhadores da Atenção Primária e das respectivas secretarias municipais de saúde. Completar o esquema vacinal é fundamental para garantir a proteção à doença e possibilitar avanços no plano de convivência.
Para estimular a população a aderir ao mutirão, o Governo do Estado lançou uma campanha de mídia com o slogan “São duas doses. A vida, essa, é uma só”. Veiculada em mídia impressa, filme para TV, spot de rádio e internet, a propaganda conta com diversas mensagens de incentivo à procura pela segunda dose da vacina, como: “Completar seu esquema vacinal é um ato de amor e respeito não só com você, mas com todos ao seu redor”.
Serão distribuídos cartazes, banners e panfletos aos municípios pernambucanos para reforçar a ação de mobilização junto às cidades. Já o filme e spot de rádio, ambos com 30 segundos, reforçam que a proteção completa só ocorre com as duas doses da vacina e afirma que “Se você já tomou a primeira dose, dê o braço para a segunda”.
Os pernambucanos e pernambucanas devem entrar em contato com as secretarias de saúde de seus municípios para verificar as ações e agendamentos. Dos quase 740 mil pernambucanos retardatários, 506.979 precisam finalizar o esquema vacinal com a Astrazeneca/Fiocruz, 187.759 com a Coronavac/Butantan e 44.122 com a Pfizer.
Comments