Buscar
  • Evandro Lins

Polícia apreende adolescente que foi expulso de shopping por usar símbolo nazista


O adolescente que foi expulso de um shopping em Caruaru, por usar uma suástica no braço esquerdo foi apreendido pela Polícia Civil de Pernambuco, nessa quinta-feira (17).

De acordo com a polícia, o jovem tem 17 anos e foi apreendido em flagrante por "atos infracionais de natureza grave" horas após o episódio.

A corporação acrescenta que identificou outros atos infracionais praticados pelo adolescente, como racismo e apologia à exploração sexual de menores de idade.

Incomodados com a presença do jovem com o símbolo nazista, os clientes acionaram os seguranças do shopping.


Nas imagens que circulam nas redes sociais e ganharam repercussão nacional, o rapaz aparece reclamando e afirma ser sua "liberdade" o uso da suástica.


O uso de símbolos nazistas é, na verdade, crime no Brasil. O artigo 20, inciso 1 da Lei 7.716/89 cita que "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo" como crime, com pena de reclusão de um a três anos, além de pagamento de multa.


A Polícia Civil informou que instaurou um procedimento para apurar o caso. Equipamentos eletrônicos do adolescente também foram apreendidos e passarão por perícia.


O caso será remetido ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).