Recife tem maior percentual de pessoas em extrema pobreza em todo país, diz estudo
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEvandro Lins

Recife tem maior percentual de pessoas em extrema pobreza em todo país, diz estudo


O Grande Recife é a região metropolitana com o maior percentual de pessoas em extrema pobreza de todo o Brasil. É o que mostram os dados divulgados nesta segunda (8), no Boletim Desigualdade nas Metrópoles.


O levantamento foi feito pelo Observatório das Metrópoles, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e a Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (RedODSAL).


O documento aponta que há mais de 19,8 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza no Brasil. Isto diz respeito a pessoas que vivem em domicílios em que a renda per capita é menor que R$ 160 por mês.


O estudo foi realizado a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua trimestral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Grande Recife, 13% da população vive em extrema pobreza. Em seguida, as regiões metropolitanas com o maior percentual de pessoas nessa situação são Salvador (12,2%), Manaus (11,1%), João Pessoa (10,7%) e São Luís (10,1%).


Além disso, 39,7% das pessoas do Grande Recife vivem abaixo da linha da pobreza. Isso quer dizer que a renda per capita dessas famílias é menor que R$ 465. Os números têm como referência o ano de 2021.

bottom of page