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Sofreu golpe no Bolsa Família? Saiba como contestar saque indevido em sua conta

Foto do escritor: Evandro LinsEvandro Lins

Titulares do Bolsa Família têm recebido mensagens de texto por celular (SMS) com links fraudulentos que podem resultar em retirada indevida do benefício. As famílias que foram vítimas dos criminosos e tiveram o dinheiro retirado de forma indevida de suas contas podem contestar a transferência. Nesta quarta-feira (dia 28), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou as orientações sobre as formas de contestação.


De acordo com o MDS, há três formas de contestar a transferência. A medida deve ser realizada junto à Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento do benefício.


Confira as alternativas de contestação:


* Ir presencialmente a uma agência da Caixa, com o CPF e um documento de identificação do beneficiário;

* Acessar o aplicativo Caixa Tem, seguindo os seguintes passos: clique no ícone "Ajustes"; "Minha conta"; "Contestar transação"; clique no valor a ser contestado; responda às perguntas de segurança. Ao final, aparecerá a mensagem: “Contestação solicitada com sucesso.” O prazo de análise dessa contestação é de até 10 dias úteis;

* Ligar para o SAC Caixa, telefone 0800 726 0101, opção 6. Nesta opção, o beneficiário deverá informar ao atendente seu CPF e número da conta, além da data e do valor da transação que não reconhece e deseja contestar. O atendente realizará perguntas de segurança ao beneficiário e, então, registrará a contestação.



Além disso, a recomendação é que as famílias que são possíveis vítimas de invasão de celulares registrem um Boletim de Ocorrência presencialmente na delegacia mais próxima ou de forma online.


Indícios de golpe


Nesta semana, o MDS relatou que há indícios de golpe contra famílias beneficiárias do programa de distribuição de renda. Na ação criminosa, os titulares do benefício recebem SMS sugerindo o acesso a um link malicioso.


O objetivo é que a pessoa clique no endereço suspeito, o que pode expor as informações pessoais e permitir o acesso às contas bancárias onde os beneficiários recebem os benefícios (phishing). De posse desses dados, é possível acessar o aplicativo Caixa Tem, onde o depósito é feito.

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