Nove barragens enchem após chuvas no interior de Pernambuco
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEvandro Lins

Nove barragens enchem após chuvas no interior de Pernambuco


Com as chuvas que vem ocorrendo nos últimos dias, nove barragens atingiram a cota máxima em Pernambuco. Na Bacia Hidrográfica do Capibaribe, as barragens de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, Santana II, em Brejo da Madre de Deus e Tabocas – Piaca, em Belo Jardim, encheram. Já no Sertão, A barragem de Barra, localizada em Sertânia, verteu na Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó, no Sertão do Pajeú, vertera, as barragens de Brotas, em Afogados da Ingazeira, Jazigo e Cachoeira II, em Serra Talhada e Chinelo, em Carnaíba e a barragem de Poço Grande, localizada em Serrita, na Bacia Hidrográfica do Rio Terra Nova.

Chuvas no final de semana

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) informou que na madrugada deste domingo (22) ocorreram chuvas fortes, acompanhadas de ventania e trovoadas no Sertão pernambucano, principalmente na microrregião do Pajeú, com acumulados superiores a 100 milímetros (mm) em menos de duas horas. Essas chuvas foram causadas por um aglomerado de nuvens cumulunimbus que se formou nessa região, devido ao calor e ao aporte de umidade nos baixos e médios níveis da atmosfera.

Os maiores acumulados de chuvas das últimas 24 horas, foram registrados nos municípios de Sertânia (150mm), Lagoa Grande (67,90mm), Poção (52,00mm), Caruaru (45,81mm) e Quipapá (31,90mm).

Jucazinho

A barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, terceira maior do estado, também acumulou água em decorrência das últimas chuvas, e nesta segunda-feira (23) está com 11,2% de sua capacidade, com volume de 22.945.682,60 metros cúbicos de água acumulada.

bottom of page