Baixo estoque de sangue leva Hemope a convocar doadores em Caruaru
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEvandro Lins

Baixo estoque de sangue leva Hemope a convocar doadores em Caruaru


A situação do banco de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), em Caruaru, é delicada, segundo a instituição. Nesta terça-feira (11), o estoque de sangue chegou ao nível crítico, principalmente do grupo sanguíneo A+.


Devido à pandemia de Covid-19, desde o mês de março, a quantidade de doadores reduziu consideravelmente. De acordo com o Hemope Caruaru, ontem (10), apenas 49 doadores foram até o Hemocentro. O número é muito abaixo da média, pois a unidade recebia às segundas-feiras o dobro desse quantitativo.

Com o intuito de garantir que os atendimentos às pessoas que precisam de sangue sejam prestados, a Fundação pede que as pessoas sigam doando. Para doar é preciso ter entre 16 e 60 anos e pesar mais de 50 kg. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. Em todos os casos, o doador precisa estar se sentindo bem e não pode estar doente.

Os cidadãos podem agendar a doação de sangue através do número: 3719-9569, mas também é possível comparecer sem agendamento prévio. O Hemope Caruaru fica na Avenida Oswaldo Cruz, ao lado do hospital São Sebastião, no bairro Maurício de Nassau. A unidade funciona de segunda a sexta das 7h30m às 17h.

bottom of page