Buscar
  • Evandro Lins

Pernambuco confirma mais quatro casos da variante delta da Covid-19


A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (2), mais quatro casos de pessoas infectadas com a variante delta da Covid-19. Esses registros foram feitos em moradores do Grande Recife, do Agreste e do Sertão, a partir do sequenciamento genético de amostras.


No dia 18 de agosto, o governo estadual confirmou a transmissão comunitária desse tipo de variante do novo coronavírus. Esse tipo de transmissão fica caracterizado quando não é possível saber quem passou a doença.


Através das análises do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), já foram identificados 14 casos de moradores do estado com a variante delta, além dos cinco tripulantes estrangeiros de um navio que já deixou Pernambuco.

As 89 amostras analisadas pela rodada de sequenciamento genético divulgada nesta quinta-feira (2) foram coletadas entre 25 de julho e 18 de agosto.


Ficou constatado que a linhagem gama continua prevalecendo no estado, sendo identificadas em 94,5% das amostras, ou seja, 85 pacientes.


As quatro pessoas que apresentaram a variante delta representam 4,5% do total e foram de moradores de Olinda e Ipojuca, na Região Metropolitana, Caruaru, e Araripina, no Sertão. Os pacientes têm entre 24 e 34 anos, sendo dois deles homens e duas mulheres.