Buscar
  • Evandro Lins

Covid: Alimentos que podem ajudar ou atrapalhar a imunidade


O novo Coronavírus vem com número de casos cada vez mais reduzidos. Mas, nem por isso os cuidados higiênico-sanitários devem ser deixados de lado, pois a doença ainda não acabou. Um outro cuidado importante é com a alimentação, pois há alimentos que podem ajudar ou atrapalhar a imunidade. É o que explica e alerta a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Agda Maryon.


Ela explica inicialmente que o sistema imune é formado por diversos mecanismos que agem em nossa defesa contra organismos estranhos (vírus e bactérias) que podem nos infectar. “E a alimentação saudável é baseada na ingestão de um conjunto de alimentos ricos em macro e micronutrientes que proporcionam suporte nutricional para o adequado funcionamento do organismo humano. Além disso, auxilia no fortalecimento à resposta imune eficaz. As vitaminas e minerais são grandes aliados neste sentido, sobretudo, as vitaminas A, D, E e K e o mineral zinco”, destaca a nutricionista.


E como conseguir aumentar essa imunidade?


Segundo a professora, o consumo em quantidades satisfatórias destes nutrientes é possível através do hábito de consumir frutas e vegetais diariamente, assim como, alimentos de origem natural, por exemplo, raízes (macaxeira, inhame, batata-doce), carnes, ovos, peixes, leite e derivados. Ou seja, devemos sempre priorizar consumir pratos “coloridos”, orienta a docente.


“Portanto, manter hábitos alimentares saudáveis podem promover a atuação eficiente do sistema imunológico diante de qualquer vírus, bem como evitar alimentos ultra processados e ricos em corantes e conservantes, proporcionará uma nutrição adequada que é essencial para manter uma boa saúde e qualidade de vida”, conclui a nutricionista.