SDS vai usar projeto de viatura que reconhece criminosos utilizada em Toritama para todo estado
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEvandro Lins

SDS vai usar projeto de viatura que reconhece criminosos utilizada em Toritama para todo estado


O estado de Pernambuco irá contar com uma nova tecnologia no enfrentamento a criminalidade e a redução das taxas de violência nos próximos meses. A Secretaria de Defesa Social (SDS), concluiu um projeto ousado que prevê o uso de câmeras de última geração que conseguem identificar criminosos procurados pela justiça, por meio de reconhecimento facial, e veículos com restrição de roubo e clonagem.


A cidade de Toritama foi a pioneira na utilização do equipamento em Pernambuco, que chegou ao município no primeiro semestre deste ano. A viatura foi apresentada pela CTTU e já atua em vários pontos estratégicos na cidade, como a Feira do Jeans. O projeto teve destaque em todo estado, e a SDS deverá adotar um equipamento semelhante em viaturas da PM.



De acordo com a coluna Ronda JC, do Jornal do Commercio desta quinta-feira (17), a gerente geral de Programas e Projetos Especiais da SDS, Patrícia Beguiristain, uma das novidades previstas será o uso de câmeras acopladas em viaturas policiais responsáveis pelas rondas nas áreas com maior índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).


"As câmeras móveis vão ser usadas nas áreas mais quentes e de forma sazonal para ajudar no combate a violência", disse.

No momento em que a viatura passar por algum criminoso foragido ou identificar alguma placa de veículo roubado, a câmera dará um sinal e os policiais vão tomar as medidas cabíveis.


Ainda segundo Patrícia, a expectativa é que o processo licitatório seja publicado até o final do ano. A SDS já publicou uma chamada pública no Diário oficial para que empresas e pesquisadores possam conhecer melhor o projeto.






bottom of page