Um dos homicidas mais procurados de Pernambuco, Nego de Lídio foge do presídio de Limoeiro
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEvandro Lins

Um dos homicidas mais procurados de Pernambuco, Nego de Lídio foge do presídio de Limoeiro


Acusado de 25 mortes, assaltos a carros-fortes e bancos, Jerry Adriani Gomes da Silva, conhecido como "Nego de Lídio", fugiu da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, na madrugada desta quinta-feira (9). Com ele, saiu um grupo de detentos de quantidade ainda não especificada. O criminoso escapou da Penitenciária Barreto Campelo por um túnel em 18 de dezembro de 2014, enquanto cumpria pena de 47 anos, e foi encontrado apenas em 2018, anunciado como "lenda do crime" pela Polícia Militar.

Lídio praticava crimes por encomenda ou para enfraquecer quadrilhas adversárias. O primeiro homicídio atribuído a ele aconteceu nos anos 90. O acusado matou o líder comunitário do Projeto Caraíbas, Fulgêncio da Silva (o projeto acabou sendo renomeado em homenagem à vítima). Ele contou também que foi o líder do primeiro crime no método “novo cangaço”, em 2003, no interior da Bahia.


Em 2018, Nego de Lídio foi localizado numa fazenda no interior do Piauí, onde ele estava vivendo como fazendeiro e usava a documentação de um irmão falecido.


A fuga desta quinta-feira foi auxiliada por homens que chegaram em um carro, por volta das 3h30, usaram explosivo para abrir um buraco no muro da unidade e metralharam a guarita. Os bandidos espalharam dezenas de grampos na pista principal e abandonaram um carro nas proximidades do presídio. Deixaram para trás, ainda, explosivos e cápsulas de bala.


Do Jornal do Commercio

bottom of page